Oficinas

Além de mostra de filmes e conferências, o II Festival de Documentários de Cachoeira – CachoeiraDoc também oferece atividades especiais para estudantes e profissionais da área audiovisual, bem como para esudantes de ensino médio. As oficinas são gratuitas e acontecem no Centro de Artes, Humanidades e Letras (Rua Maestro Irineu Sacramento, s/n, Centro). Haverá certificado para os participantes.

O som no documentário

A oficina com Nicolas Hallet visa o aprofundamento da prática e a reflexão estética sobre o som no documentário. Entre os conteúdos trabalhados constam: captação de áudio em meios interno e externo - trabalho com a acústica do lugar, uso dos microfones adaptados, revisão e organização do material captado, passagem do analógico para o digital, do digital para a ilha de edição, sincronização. Também deverá ser abordado o desenho de som para documentário.

Nicolas Hallet é belga e reside no Brasil desde 1998. Diretor de som, técnico de som, diretor de fotografia, Fotografo still e realizador de documentários, estudou Cinema e Vídeo na Academie des Beaux Arts de Bruxelas na Bélgica, trabalha em curtas e longas desde 1998. Já trabalhou em dezenas de filmes, dentre eles: “Pau Brasil”, de Fernando Bélens; “KFZ 1348? de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, recebeu o prêmio de melhor som no Festival Cine Ceará de 2005 pelo áudio do filme “Entre Paredes”, de Eric Laurence. Ministra oficinas de captação de som e desenho de som desde 2000.

Pré-inscrições aqui! (haverá uma seleção dos candidatos inscritos)

Vagas: 20 pessoas que tenham noções básicas de captação de som direto
Carga horária: 25 horas
6 a 10/12, de 8h a 13h, no CAHL/UFRB (Cachoeira, Bahia)

Oficina de Web Documentário
Com Diego de Jesus, Diogo Nunes, Elen Linth e João Aleixo - membros do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário da UFRB.

A oficina promove uma introdução à linguagem audiovisual e capacitação para a realização de conteúdos documentais a serem veiculados pela internet, dividindo-se em duas etapas: 1) a linguagem audiovisual; 2) a produção de curtas-metragens documentais. Dialogando com as convergências de mídia e incentivando modos de concepção de imagens produzidas com o uso de dispositivos portáteis, a Oficina de Web Documentário se volta a mais um possível meio de expressão cinematográfica.

Vagas: 20 alunos de 16 a 19 anos, matriculados no ensino médio
Carga horária: 8 horas
7 e 8/12, de 9h a 13h, no CAHL/UFRB