Mostra Vídeo nas Aldeias

Retrospectiva comemorativa dos 25 anos do Vídeo nas Aldeias. Fundado em 1987, o projeto é pioneiro na formação de cineastas indígenas no Brasil, com longa e bela trajetória e filmografia em que os índios brasileiros, ao mesmo tempo em que produzem suas próprias narrativas e imagens de si mesmo, lançam-se numa (re)elaboração da identidade de seus povos e questionam o lugar de alteridade que tradicionalmente ocuparam, nos conduzindo a questionar também nosso lugar enquanto espectador.

Programa 1

No Tempo do Verão (Brasil, 2012, 22’)
De Wewito Piyãko
Dia 4/12, às 19h

É fim de semana e as crianças Ashaninka deixam a escola e partem, rio acima, para acampar com os pais e aprender a vida na mata.

As Hiper Mulheres (Brasil, 2011, 80’)
De Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro
Dia 4/12, às 19h

Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Programa 2

O Espírito da TV (Brasil, 1990, 18’)
De Vincent Carelli
Dia 5/12, às 09h

As emoções e reflexões dos índios Waiãpi ao verem, pela primeira vez, a sua própria imagem e a de outros grupos indígenas num aparelho de televisão. Os índios refletem sobre a força da imagem, a diversidade dos povos e a semelhança de suas estratégias de sobrevivência frente aos não índios.

A arca dos Zo’é (Brasil, 1993, 22’)
De Dominique Tilkin Gallois e Vincent Carelli
Dia 5/12, às 09h

Os índios Waiãpi, que conheceram os Zo’é através de imagens em vídeo, decidem ir ao encontro destes índios recém contactados no norte do Pará e documentá-los. Os Zo’é proporcionam aos visitantes o reencontro com o modo de vida e os conhecimentos dos seus ancestrais. Os Waiãpi, em troca, informam os Zo’é sobre os perigos do mundo branco que se aproxima, e que os isolados estão ansiosos por conhecer.

Segredos da Mata (Brasil, 1998, 37’)
De Dominique Tilkin Gallois e Vincent Carelli
Dia 5/12, às 09h

Quatro fábulas sobre monstros canibais narradas e interpretadas pelos índios Waiãpi da aldeia de Taitetuwa. “Fizemos o vídeo”, dizem eles, “para alertar os incautos. Até um não-índio pode ser devorado por estes monstros ao entrar na mata”.

Das crianças Ikpeng para o mundo (Brasil, 2001, 32’)
De Natuyu Yuwipo Txicão, Kumaré Ikpeng e Karané Ikpeng
Dia 5/12, às 09h

Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

Programa 3

Shomõtsi (Brasil, 2001, 42’)
De Valdete Pinhanta
Dia 6/12, às 09h

Crônica do cotidiano de Shomõtsi, um Ashanika da fronteira do Brasil com o Perú. Professor e um dos videastas da aldeia, Valdete retrata o seu tio, turrão e divertido.

Depois do ovo, a guerra (Brasil, 2008, 15’)
De Komoi Panará
Dia 6/12, às 09h

As crianças Panará apresentam seu universo em dia de brincadeira na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginário das crianças.

Mulheres Xavante sem nome (Brasil, 2009, 54’)
De Divino Tserewahú
Dia 6/12, às 09h

Desde 2002, Divino Tserewahú tenta produzir um filme sobre o ritual de iniciação feminino, que já não se pratica em nenhuma outra aldeia Xavante, mas desde o começo das filmagens todas as tentativas foram interrompidas. No filme, jovens e velhos debatem sobre as dificuldades e resistências para a realização desta festa.