Mostra Caros Diários

A Mostra reunirá, em quatro sessões, documentários antológicos em primeira pessoa de consagrados cineastas e artistas internacionais. São filmes ensaísticos, que desafiam as fronteiras entre o íntimo e o político, e nos permitem pensar o lugar da subjetividade no documentário, bem como o papel do cotidiano nas narrativas contemporâneas.

No sex last night (Estados Unidos, 1996, 76’)
De Sophie Calle e Greg Shephard
Dia 5/12, às 17h

Diário filmado de uma viagem de carro pelos Estados Unidos da célebre artista francesa Sophie Calle e do fotógrafo americano Greg Shephard.

Diários de uma busca (Brasil/França, 2011, 105’)
De Flávia Castro
Dia 7/12, às 17h

O jornalista Celso Afonso Gay de Castro morreu aos 41 anos, na cidade de Porto Alegre, em circunstâncias suspeitas. O militante político de esquerda foi exilado durante a ditadura militar brasileira. Durante esse período, ele percorreu diversos países, como Argentina, Venezuela, Chile e França, sempre carregando consigo sua família. Uma vida marcada pela história da luta armada, exílio e ausência. Sua repentina morte deixou seus familiares com um vazio e um mistério, que a filha Flavia tenta desvendar.

Elena (Brasil, 2012, 82’)
De Petra Costa
Dia 8/12, às 17h

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

Window water baby moving (Estados Unidos, 1962, 13’)
De Stan Brakhage
Dia 8/12, às 19h

Antológico curta experimental, o filme documenta o nascimento do primeiro filho do cineasta. Será exibido na sessão de encerramento, com acompanhamento musical ao vivo composto e executado por Roberto Barreto e João Milet Meirelles.