Abertas inscrições para Oficina de desenvolvimento de projeto de documentário

Curso será ministrado pelo premiado diretor baiano Aly Muritiba. Os interessados podem se inscrever até 21 de agosto

Já estão abertas as inscrições para a “Oficina de desenvolvimento de projeto de documentário”, que será ministrada pelo premiado diretor baiano Aly Muritiba durante o IV CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira. A oficina acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, das 13h às 18h, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira (localizada a 110 km de Salvador). Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 21 de agosto pelo site através do formulário de inscrição.

A oficina visa a reflexão, desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos de documentários. No total, estão disponíveis 15 vagas e tem carga horária de 15 horas. Os candidatos serão selecionados de acordo com a proposta do curso.

Ementa

Como encontrar a maneira mais adequada para abordar seu objeto documental e como adequar suas ideias prévias à realidade do fazer documental? Como desenvolver e formatar sua ideia audiovisual num projeto escrito que sirva de base real para o fazer documental? Eis questões sobre as quais esta oficina se propõe a refletir, tendo sempre como base as ideias e/ou projetos dos alunos. Clique aqui para conhecer o conteúdo da oficina. 

Currículo

Alysson Muritiba é bacharel e licenciado em História pela USP, Especialista em Comunicação e Cultura pela UTFPR e graduado em Cinema e Vídeo pela FAP / CINETVPR. Desenvolve estudos nas áreas de roteiro, direção e produção de documentário. Em cinema, trabalha como diretor, produtor executivo e roteirista, tendo recebido mais de 100 prêmios em festivais internacionais, entre eles no Festival de Cinema de Sundance (Estados Unidos), em 2013, com o longa-metragem O Homem que Matou Minha Amada Morta. O seu curta-metragem A Fábrica foi pré-indicado ao Oscar 2013.

O diretor concorre na Mostra Competitiva do IV CachoeiraDoc com o filme Pátio (Paraná, 2013, 17 min). O curta-metragem traz o cotidiano de presidiários que, no pátio, jogam bola e capoeira e falam da liberdade. Exibido 52ª Semana da Crítica – Festival de Cannes, É Tudo Verdade 2013, 16º Mostra de Cinema de Tiradentes, 24º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Metropolis Cinema In Collaboration With The Institut Français Of Beirut (Líbano), Festival De Cine De Lima (Peru), Sarajevo Film Festival (Bósnia), Czech Cinematheque, Praga (República Checa), Morelia International Film Festival (México), entre outros festivais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *