Sessões mais que especiais

destaque_especiaistao longe eh aquiomestreeodivino03

As sessões especiais/première do IV CachoeiraDoc trazem para o público do festival filmes atuais e, em sua maioria, inéditos na Bahia. No total, são quatro longas que trabalham com uma abordagem inventiva. São eles: Rabeca (Bahia, 2013, 71 min.), de Caetano Dias; O Mestre e o Divino (Pernambuco, 2013, 83min.), de Tiago Campos; A Batalha do Passinho (Rio de Janeiro, 2012, 75min.), de Emílio Domingos; e Tão Longe é Aqui (São Paulo, 2013, 74min.), de Eliza Capai. Todos os diretores estarão presentes para discussão após os filmes.

Pela primeira vez no CachoeiraDoc haverá uma sessão work in progress (ou “obra em curso”), com o filme Rabeca (Bahia, 2013, 71 min.), de Caetano Dias, que encerra o festival. Com esse conceito, o cineasta trabalha em colaboração com o público e outros artistas para que esse diálogo contribua para a forma final do filme. O longa trata do tema da tradição das manifestações populares com uma abordagem não convencional, mais próxima ao cinema experimental, e mostra como Eder Fersant, um jovem músico radicado na Bahia, em uma viagem de Irecê à Correntina, revela os mitos regionais, os personagens, os sons e a riqueza cultural do sertão nordestino, apresentando cruamente o desaparecimento da tradição dos mestres rabequeiros.

Já o documentário O Mestre e o Divino (Pernambuco, 2013, 83min.), de Tiago Campos, trata das relações entre dois cineastas que dividem um mesmo território mítico: um índio, o Divino, e um missionário, o Mestre. Por meio deles, o filme aborda de maneira divertida e profunda as questões em torno dos lugares de enunciação e dos pontos de vista de onde se narra e se mostra os índios do Brasil. Inédito na Bahia, o longa será exibido no Festival de Brasília em setembro.

Também inédito no estado, o documentário Tão Longe é Aqui (São Paulo, 2013, 74min.), de Eliza Capai, dialoga com a Mostra Áfricas: filmes de regresso e questões à terra natal. O longa aborda as relações entre a África e o Brasil, pela perspectiva feminina, com a história de uma brasileira, que, sozinha, longe de casa e às vésperas de completar 30 anos, parte em uma jornada pela África. Venceu o festival Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino.

As sessões trazem ainda A Batalha do Passinho (Rio de Janeiro, 2012, 75min.), de Emílio Domingos. O documentário mostra os dançarinos de funk das comunidades periféricas cariocas, que inventam modos de vida para além das narrativas de violência. O longa foi premiado no Festival do Rio 2012, vencendo como Melhor Longa-metragem Documentário na Mostra Novos Rumos, Première Brasil, e Menção Especial do Júri para Gambá, Mostra Novos Rumos, Première Brasil. A Batalha do Passinho recebeu também o prêmio de Melhor Filme do júri popular no 4° Festival de Cinema Curta Amazônia.

Dias e horários de exibição:

O Mestre e o Divino (Pernambuco, 2013, 83min.), de Tiago Campos – dia 04/09, às 14h

A Batalha do Passinho (Rio de Janeiro, 2012, 75min.), de Emílio Domingos  – dia 05/09, às 14h

Tão Longe é Aqui (São Paulo, 2013, 74min.), de Eliza Capai – dia 07/09, às 16h30

Rabeca (Bahia, 2013, 71 min.), de Caetano Dias – dia 07/09, às 19h30

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *