Conheça o Juri da Mostra Competitiva

A Mostra Competitiva Nacional do CachoeiraDoc em 2013 é integrada por 04 filmes de longa-metragem e 13 filmes de curta-metragem. Eles serão julgados por um júri de especialistas e um júri jovem, composto por estudantes da UFRB, e os vencedores receberão os prêmios de melhor curta-metragem ou melhor longa metragem para o Júri Oficial e Júri Jovem. Conheça quem compõe o juri.

adirleyjulianoserafim

Júri

Adirley Queirós
Formado em cinema pela Universidade de Brasília. Um dos fundadores da CEICINE ? Coletivo de Cinema de Ceilândia, atua no audiovisual tanto na realização de filmes quanto na formação e reflexão sobre cinema nas periferias do Distrito Federal. Foi diretor e roteirista do curta-metragem Rap ? O Canto da Ceilândia, filme ganhador de quinze prêmios no Brasil durante 2005 e 2006, entre os quais o de melhor filme pelos júris oficial e popular do Festival de Cinema de Brasília de 2005. Dirigiu também os curtas Dias de Greve (2009) e Fora de Campo (2009). Em 2012, realizou o filme A Cidade é uma Só?, seu primeiro longa-metragem, premiado na 15a Mostra de Cinema de Tiradentes e também no III CachoeiraDoc, pelo Júri Jovem. Atualmente, dedica-se tanto ao documentário Branco Sai, Preto Fica (um docficçãocientífica) quanto à discussão sobre a implementação de salas de cinema com caráter popular e público em Brasília.

José Francisco Serafim
Professor da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisador do Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia fílmica, cinema documentário, análise fílmica, cinema e ficção. Mestre e Doutor em cinema documentário antropológico pela Universidade Paris X – Nanterre.

Juliano Gomes
Crítico de cinema, diretor e professor. Formado em Cinema, Jornalismo e Publicidade pela PUC-Rio. Mestre em Tecnologias da Comunicação e Estética pela ECO-UFRJ, onde pesquisou sobre o artista Jonas Mekas. É redator da Revista Cinética. Já teve textos publicados em revistas como a “Filme Cultura” e em livros e catálogos de mostras e festivais pelo Brasil, além de ter participado de comitês de seleção de festivais como o Curta Cinema e a Mostra do Filme Livre, entre outros. Realizou a concepção audiovisual de diversos espetáculos de teatro e dança desde 2010, além de “tremsemnome#”, em parceria com o músico Mário Cascardo, em 2011. Dirigiu o curta “…”, em 2007, exibido e premiado em alguns festivais no Brasil. Programou a Sessão Cinética no Instituto Moreira Salles-Rio entre 2010 e 2011. Em maio de 2005, cofundou o CinePUC – cineclube da PUC-Rio, trabalhando em sua organização e curadoria até o final de 2008.

andrearymaira

Júri Jovem

André Lima Santana
Graduando do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, atua como editor de imagens da TV Olhos d’Água (TV Universitária da UEFS) e designer gráfico da empresa de arte e criatividade DesiringDesign. Sua primeira experiência audiovisual foi o documentário Enfim ? Memórias de um Mensageiro, finalista do prêmio Vítor Diniz (Jovem Realizador) no Festival Nacional 5 Minutos (2008). Foi diretor e coordenador do espetáculo de dança, teatro e audiovisual Um Plano Perfeito (2009 e 2010), realizado em Feira de Santana.

Ary Rosa Duarte
Estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, integra a Rosza Filmes, produtora que atua em atividades de realização cinematográfica, eventos de cinema e formação de jovens em linguagem audiovisual. Diretor do documentário Tecendo Nuvens e Retalhos, selecionado para o II Festival Universitário de Alagoas (2012) e para o IV Festival Etnográfico do Recife (2012).

Maíra Silva Conde Fernandes
Graduanda do curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Realizou a oficina “Realização de documentário” na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) ? Cuba. Diretora do documentário El Abuelo de Macondo, premiado como Melhor Filme na categoria Melhor Idade no I Festival Brasil de Cinema Internacional (2013).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *