Regulamento

V CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira

Objetivo
O V CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira tem como objetivo fomentar o documentário brasileiro e promover a reflexão sobre o gênero.

Período

A quinta edição do Festival será realizada entre os dias 02 e 07 de setembro de 2014 na cidade histórica de Cachoeira, situada no Recôncavo Baiano, a 110km de Salvador.

Condições para inscrição
1. Filmes e vídeos: documentários.
2. Forma de envio para seleção do festival: link do vídeo (com login e senha caso se aplique)
3. Produções finalizadas a partir de 2013

Inscrições
1. Categorias:
– Competição Brasileira de Documentários de Longa ou Média-metragem (a partir de 31min);
– Competição Brasileira de Documentários de Curta-metragem (até 30min);
2. As inscrições só podem ser realizadas para documentários com produção nacional – filmes produzidos no Brasil ou produzidos em co-produção entre Brasil e outro(s) país(es) -, finalizados a partir de 2013.
3. Inscrições dos Curtas-Metragens: Poderão ser inscritos curtas-metragens produzidos em qualquer formato, incluindo vídeos feitos por câmeras em celulares e câmeras digitais, e em película 16 mm e 35 mm de duração máxima de 30 minutos.
4. Inscrição de Médias e Longas-Metragens: Para a competição brasileira de longa e média-metragem serão aceitos filmes e vídeos produzidos em qualquer formato incluindo vídeos feitos por câmeras em celulares e câmeras digitais, e em película 16 mm e 35 mm de duração a partir de 31 minutos.
5. A inscrição é gratuita e deverá ser iniciada a partir do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site http://www.cachoeiradoc.com.br até o dia 30 de maio de 2014.
6. A inscrição será concluída apenas mediante o envio de link em sites de compartilhamento de vídeos (ex.: Vimeo, YouTube), com login e senha para acesso (caso se aplique).
7. A realização da inscrição pelo participante implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Regulamento, com relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
8. As obras selecionadas serão exibidas em formato digital.
9. Os filmes enviados para a seleção passarão a fazer parte do acervo do Festival estando disponíveis para Curadores de outros Festivais, e poderão ser utilizados para fins culturais / educacionais e para fins de divulgação do Festival, sem objetivos comerciais, com a aprovação prévia do produtor e/ou diretor no ato da inscrição.
10. O participante poderá inscrever mais de um filme/vídeo, mas, para tanto, deverá efetuar uma nova inscrição.
11. Caso o material encaminhado não atenda todas as condições do regulamento, o documentário será desclassificado.

Seleção e programação de filmes:
1. A Comissão de Seleção da Mostra Competitiva será formada por curadores escolhidos pelo Festival que fará a triagem prévia das obras.
2. Um conjunto mínimo de 05 (cinco) produções será selecionado para exibição na mostra competitiva brasileira de longa ou média-metragem. Um mínimo de 05 (cinco) produções participará da mostra competitiva brasileira de curtas-metragens. Os títulos escolhidos serão oficialmente comunicados em julho de 2014.
3. Fica autorizada a transmissão de um máximo de 01 minuto dos filmes selecionados em TV e/ou Internet para divulgação do evento.
4. Fica autorizada a exibição dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva Nacional no Circuito Popular de Cinema e Vídeo CachoeiraDoc, uma ação de itinerância do CachoeiraDoc.

Júri
Serão formadas duas comissões julgadoras: um júri oficial, para a distribuição dos prêmios, composto por três renomados especialistas; e um júri-jovem, formado por estudantes do curso de cinema e audiovisual da UFRB.

Prêmios
O júri oficial premiará o Melhor Documentário Brasileiro de Longa ou Média-Metragem com troféu CachoeiraDoc e com o valor de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) e o Melhor Documentário Brasileiro de Curta-Metragem também receberá o troféu CachoeiraDoc e o valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
Já o júri-jovem, premiará o Melhor Documentário Brasileiro de Longa ou Média-Metragem e Melhor Documentário Brasileiro de Curta-Metragem.
O evento está também aberto para parcerias que resultam em diferentes prêmios a serem anunciados durante a cerimônia de encerramento do festival.
A premiação será entregue para o responsável pela inscrição. Se a produção audiovisual for da responsabilidade de um grupo de pessoas, caberá ao grupo decidir sobre sua propriedade ou pela divisão do prêmio.

O Festival
A programação do Festival está sujeita a mudanças, assim como as suas datas de realização.
E-mail: contato@cachoeiradoc.com.br