Mostra Com Mulheres

Mostra Com Mulheres

Por um cinema negro no feminino

Dia 7/9, às 10h

Cineasta

Pascale Obolo nasceu na República dos Camarões e vive em Paris. Estudou no Conservatório Livre do Cinema Francês. Tem realizado documentários para as TVs Camaronenses, filmes experimentais e videoclipes para diversos artistas, tais como Manu Chao, Les Nubians, 3canal, Mungal Patasar.

 

Curadora

Janaína de Oliveira é pesquisadora, doutora em História pela PUC-Rio e professora no Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus São Gonçalo, onde coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI). Realiza pesquisas centradas na reflexão sobre Cinema Negro, no Brasil e na diáspora, e sobre as cinematografias africanas. Desde 2011, participa ativamente do FESPACO – Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou e da JCFA – Journée Cinématographique de la Femme Africaine d’Image, ambos em Burkina Faso. Fez curadoria de filmes para o Plateau – Festival Internacional de Praia, Cabo Verde. Atualmente, coordena também o FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro.

 

A Mulher invisível / La Femme Invisible (França, 2010, 6 min.)

Direção: Pascale Obolo

Dia 7/9, às 10h

Uma jovem mulher negra em busca dos rostos de sua comunidade nos posteres de filmes nas ruas de Paris.

 

Calypso Rose (França / Trinidade e Tobago, 2011, 53 min.)
Direção: Pascale Obolo

Dia 7/9, às 10h

Embaixatriz da música caribenha, a carismática Calypso Rose é uma lenda viva. Para homenageá-la, a cineasta franco-camaronesa Pascale Óbolo passa quatro anos com a diva da Calypso Music em uma trajetória muito especial. A turnê percorre Paris, Nova Iorque, Trindade e Tobago e volta para a África, constituindo uma viagem que apresenta as diversas perspetivas da arte afro-caribenha. O documentário aborda não só a memória, o intercâmbio e a descoberta de diversas culturas do mundo, mas é também a jornada de uma mulher militante e autêntica. Pascale Óbolo desvenda as muitas faces da protagonista: cantora e compositora radiante, feminista, espiritualista, celebridade e mulher consciente de sua origem escrava.