Antonieta

Antonieta

Antonieta (Santa Catarina, 2015, 15 min.)

Direção: Flávia Person

Sinopse:

O documentário “Antonieta”, de Flávia Person, aborda Antonieta de Barros (1901-1952), mulher, negra, professora, cronista, feminista e pioneira de duas formas emblemáticas na história política nacional e catarinense: ao tomar posse em 1935 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país e a primeira deputada do estado.“Antonieta” é resultado de um ano de pesquisa da diretora com apoio do historiador Fausto Douglas Correa Júnior, que vasculharam arquivos de lugares como a Assembleia Legislativa, a Casa da Memória e o Museu da Escola Catarinense em busca da trajetória dessa mulher única, negra e pobre que ascendeu a um cargo político importante em um estado conservador, que costuma destacar apenas sua colonização europeia, açoriana e branca.

Numa construção não ortodoxa na linguagem e na montagem, o documentário contextualiza geopoliticamente e redescobre essa história um tanto esquecida até em sua cidade natal, Florianópolis, onde normalmente só é associada ao nome de uma escola e de um túnel. Antonieta rompeu muitas fronteiras e preconceitos de sexo e raça.

Encarou a educação como sacerdócio e se destacou pela coragem de expressar suas ideias dentro de um contexto histórico que não permitia às mulheres a livre expressão. Conquistou um espaço na imprensa e por meio dele disseminou seus ideais de luta pelos menos favorecidos e pela educação da população mais carente. Apesar de todas as suas realizações, morreu injustiçada e na pobreza, em 1952, com parte da documentação sobre ela esquecida ou inacessível.

Todas sessões de Antonieta

Mostra Competitiva

19:30
Cine Theatro Cachoeirano