Sobre

Com muita tristeza informamos que, diante dos imperativos de cuidados para preservação das vidas impostos pela pandemia de Covid-19, não haverá condições de realização presencial do CachoeiraDoc em suas datas previstas (26 a 31 de maio de 2020). E ainda aguardamos entender o que o futuro do vírus nos reserva para marcar uma nova data possível para o festival acontecer “ao vivo”, de fato. 

Entendemos que nosso engajamento com a comunidade de Cachoeira e da UFRB exige que mantenhamos a fé e a persistência na possibilidade de uma retomada com encontro e presença. Uma transposição para plataformas virtuais prejudicaria parte que consideramos essencial do nosso público e dos nossos parceiros, por conta da exclusão digital que é uma realidade, agravada por tantas outras facetas da desastrosa desigualdade social brasileira. 

No entanto, enquanto aguardamos o momento seguro chegar para nos encontrarmos no calor humano de Cachoeira, colocaremos na rede – ou no mundo – uma programação online que batizamos de “Festival impossível, curadoria provisória”. Trata-se de uma forma, experimental, de nos mantermos vivas, alertas e conectadas, com o cinema e através do cinema. 

De 26 a 31 de maio, disponibilizaremos em nosso site 8 programas, compostos por cada um de nossos 8 curadores, com filmes escolhidos para se estar em companhia nesse momento de tantas inquietações; filmes para renovar um campo de perguntas, diante das novas exigências do mundo. Promoveremos ainda dois encontros (dias 30 e 31/05, às 17h) com os curadores, para debatermos os atuais desafios da atividade de curadoria, agora atravessada pela materialidade radical do contágio e da busca pela cura. 

Provisório e impossível, o que lançaremos não é um festival. O trabalho para a realização do IX CachoeiraDoc, inclusive a seleção e curadoria dos filmes, segue em curso nessa nova temporalidade pandêmica. 

Esperamos que, em breve, possamos trazer novas notícias, mais animadoras, da retomada do nosso futuro.

Que estejamos juntxs numa nova arte da aproximação.

Mais informações sobre as outras edições do CachoeiraDoc, Festival de Documentários de Cachoeira acesse>> http://www.cachoeiradoc.com.br/2020