É com imensa alegria que o CachoeiraDoc anuncia a sua nona edição, a ser realizada entre os dias 26 e 31 de maio de 2020. Ao mesmo tempo em que trazemos a boa notícia, entusiasmados e com espírito de transformação, lançamos um chamado público a programadorxs e curadorxs, iniciantes e/ou experientes, à participação da tessitura dessa retomada.

Até 23/12/19, estão abertas as inscrições para composição da equipe de programação do IX CachoeiraDoc. Pelo menos, seis integrantes comporão o grupo que deverá trabalhar na seleção e programação de filmes entre 03 de fevereiro a 15 de abril de 2020, com cachê a ser combinado e determinado conforme número de selecionados. Acolhemos candidaturas de todo o Brasil, e reservamos um terço do espaço para egressos e comunidade acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. São bem-vindxs candidatxs com experiências em níveis diversos, para integrar uma equipe múltipla e com responsabilidades variáveis (postos de assistentes também estão disponíveis) mas com um mesmo engajamento em garantir o caráter formativo do trabalho.

Para se inscrever, é preciso:

1- Ter alguma experiência em programação, seja de festivais, mostras e/ou cineclubes;

2- Enviar um breve currículo (até 2.000 caracteres);

3- Enviar uma carta de intenções, em que se manifeste uma perspectiva curatorial própria a ser desenvolvida no confronto com os filmes do presente e em articulação com a trajetória do festival (até 3.000 caracteres).

Em 2010, no seio do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nos engajamos em construir um festival de cinema em Cachoeira, cidade que até então ainda estava à margem dos circuitos cinematográficos do país. Naquela ocasião, tratava-se de criar aqui, em Cachoeira, um espaço de circulação de filmes para retirar nossa nascente comunidade de cinema de uma relativa condição de isolamento. À medida em que o CachoeiraDoc foi amadurecendo, foi também se tornando claro que estar na periferia dos eventos cinematográficos do país não produziu apenas um desejo de inclusão nas rotas de circulação hegemônicas dos filmes, mas determinou uma perspectiva crítica e curatorial genuinamente periférica e, portanto, contra-hegemônica por excelência. Em 2020, abrimos um novo ciclo, e, para intensificar a experiência de quase uma década, pretendemos contar com a colaboração de novas perspectivas.

Engajado em promover a articulação entre representação e representatividade, o CachoeiraDoc tem sido considerado como pioneiro no debate das questões de raça e gênero nos espaços de curadoria e programação de cinema (conforme aponta o boletim “Raça e Gênero na Curadoria e no Júri de Cinema”, lançado pelo GEMAA – Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa). Seguiremos, portanto, prezando pela diversidade de experiências e posições de identidade na ocupação dos postos de trabalho do festival.

Para inscrições: https://bit.ly/2Rr3HB3

Dúvidas e outras informações: contato@cachoeiradoc.com.br